Você sabia? De acordo com a Associação Brasileira de Reforma de Pneus – ABR, o Brasil está em segundo lugar no mundo no ranking de reforma de pneus, atrás apenas dos Estados Unidos. Essa ação, além de ajudar a economizar, também é fundamental para a preservação do meio ambiente.
Nesse post, listamos os principais tipos de reformas de pneus. Confira!
O pneu ficou careca? Saiba que existe a possibilidade de reformá-lo, garantindo a devolução da aderência, estabilidade e tração do pneu.
Esse processo chama-se recapagem e consiste na substituição da banda de rolagem - parte do pneu que fica diretamente em contato com o solo.
A recauchutagem consiste na reforma do pneu através da substituição das bandas de rodagem e de seus ombros (flancos). Esse processo pode acontecer de duas formas: a frio e a quente.
Nesse processo, além da banda de rodagem, toda a parte externa do pneu é revestida com uma nova camada de borracha, substituindo os seus flancos. Ou seja, aqui acontece a remoção completa das borrachas das carcaças – de todas as camadas que são chamadas de talão.
A partir daí, o pneu é reconstruído passando por um processo de vulcanização.
Reconstruir pneus pode possibilitar uma economia de até 75% do valor de pneus novos. Em termos de vida útil, quando a reconstrução é realizada em locais credenciados e preparados para a aplicação das técnicas, o pneu reconstruído consegue ter a mesma vida útil de um novo.
Essa é uma prática altamente sustentável, pois cada pneu recuperado equivale a uma economia de 57 litros de petróleo e uma redução de até 80% no consumo de energia elétrica.
Vale ressaltar que em todos esses processos, é extremamente importante procurar empresas especializadas e capazes de seguir rigorosamente as normas de segurança para manter a qualidade do produto.
Somos pioneiros no segmento de Reconstrução de Pneus de Plataformas no Norte e Nordeste. Pneus carga, meia-carga e fora-de-estada.