Muita gente usa os termos como sinônimos, mas existem grandes diferenças entre reciclagem e reutilização. Vamos entender cada um?
A reciclagem corresponde ao processo de conversão de resíduos em novos produtos. Ou seja, quando reciclamos um resíduo, o objeto é reprocessado e transformado em algo novo: “re-ciclar” – inserir o material num novo ciclo de produção.
A possibilidade de reciclar vai depender da capacidade do material para readquirir as propriedades que tinha em seu estado original. Pneus, papéis, metais, vidros, plásticos e latas são exemplos de produtos que podem ser reciclados.
Essa é uma excelente alternativa ao descarte “convencional” de resíduos, trazendo benefícios financeiros e ambientais, pois ajuda a economizar na criação de novos materiais, reduz o consumo de matérias-primas e também é importantíssimo para auxiliar na redução da emissão de gases de efeito estufa.
Já a reutilização é referente a prática de utilizar um material em sua forma original para uma nova função. Aqui não ocorre um reprocessamento e o produto não é transformado em algo novo, mas sim, reaproveitado para outras possibilidades.
Por exemplo: o verso de um papel utilizado pode virar uma folha de rascunho. Garrafas podem ser transformadas em objetos de decoração.
A reutilização não contribui diretamente para questão dos resíduos como a reciclagem, porém ela é importantíssima para a boa gestão do lixo. Ao reaproveitarmos objetos que seriam simplesmente descartados, contribuímos diretamente para a redução da exploração de recursos naturais.
De forma geral, a sociedade desperdiça muito! São mais de 200 milhões de toneladas de resíduos gerados por ano. Cabe aqui a reflexão: o que a sua empresa poderia fazer para contribuir com a reciclagem e reutilização?