Vale ressaltar que existe uma diferença entre rejeito e desperdício. O lixo é considerado inútil para quem o descarta, embora ainda possa servir de matéria-prima para novos produtos ou processos. No que diz respeito à tecnologia, lixo é tudo aquilo que não pode ser reaproveitado, ou seja, reciclado. De acordo com a NBR 10.004, Norma Brasileira da ABNT para Classificação de Resíduos Sólidos e Impacto no Meio Ambiente e na Saúde Humana, os resíduos são considerados reutilizáveis/recicláveis e possuem diversas classificações.
Para reduzir os danos causados pelos resíduos gerados no local de trabalho, as organizações podem adotar algumas práticas simples. Atitudes mais sustentáveis demoram para se tornar um hábito, mas é possível e necessário colocá-las em prática! Em ambientes onde passamos a maior parte de nossas vidas, como escritórios, promover a sustentabilidade ajuda a construir um mundo melhor para todos.
O ideal é ter coleta seletiva onde cada material é descartado separadamente. Isso facilita o trabalho dos catadores e evita que o material seja contaminado por outros insumos.