A gestão de resíduos é uma das formas mais comuns de desenvolver a consciência ambiental e garantir o desenvolvimento sustentável. É necessário gerenciar os resíduos tratados apenas como resíduos comuns, que seriam neutralizados de qualquer maneira.
Adotar práticas de uso e reutilização e descartar adequadamente o que não é mais necessário faz parte de uma economia ambientalmente saudável.
De forma mais simples e concisa, a gestão de resíduos visa proporcionar a destinação correta do que é jogado fora pela empresa. Essas são atividades em fases, incluindo:
De acordo com a Lei, a empresa que descumprir o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos corre o risco de ser responsabilizada por crime ambiental. Em caso de criminalização, o responsável também pode reagir administrativamente e as penalidades civis serão aplicadas. A condenação por um crime pode ser punida com prisão de um a cinco anos, de acordo com a lei.
Mas não é apenas o caso criminal que está em jogo. Existem ecossistemas inteiros que podem ser afetados pelo uso inadequado de resíduos sólidos. Em muitos casos, a contaminação da fauna e da flora pode ter consequências irreversíveis.
Além de cuidar de todos os resíduos gerados, o gestor deve estar atento às normas específicas de monitoramento e descarte ecologicamente correto.
Dispomos de equipe altamente capacitada e documentação atualizada, para garantir a correta destinação dos resíduos industriais classe II.